segunda-feira, 3 de junho de 2013

CULTO EVANGELÍSTICO 02/06/2013
LOCAL: COMUNIDADE BATISTA NOVA FLORESTA
PRELETOR: PASTOR KALLIL

TEMA: Você quer ser como Davi ou como Saul?


Este texto começa da seguinte forma: " Até quando você terá dó de Saul?"
Saul foi um rei, segundo o coração dos homens. Tinha mais de dois metros de altura, era bonito, se destacava entre os demais. O começo de sua carreira é maravilhoso, porem o mais importante não é somente o começo, mas a travessia.
A Bíblia nos fala que Deus rejeitou Saul, devido a sua desobediência. Ele  ataca os amalequitas, seguindo as ordens de Deus, porem poupa o rei Aguague, e ainda rouba as ovelhas, falando para Samuel que iria sacrifica-las a Deus.Este fato foi reprovado por Deus,
Deus fala para Samuel ir a casa de Jessé, ungir o novo rei, trazendo naquele momento receio em seu coração, por causa do rei Saul ainda se encontrava no trono.
Precisamos vencer as barreira, os obstáculos, para fazermos a obra de Deus. Samuel é alertado a ir a casa de Jessé o ungir o novo rei, porem o medo entrou em seu coração, mas Deus falou: vai, porem não olhe o exterior.
Precisamos aprender que os homens não são obstáculos em nossas vidas. Quando Deus está no comando de nossas vidas, a coragem, a intrepidez toma conta de nossos corações, fazendo com que o mal caia por terra. Ao ouvir Deus, Davi segue para ungir o novo rei.
É interessante notarmos que Davi foi ungido rei, mas continuou pastoreando ovelhas, estando Saul no trono. Deus o escolheu ainda pastor de ovelhas, o mesmo ocorreu com José do Egito, e outros homens da Biblia. Sabe o que isto nos mostra? nos mostra que agindo Deus, quem impedirá?
Davi era um homem que tinha humildade, relacionamento com Deus. Quando ele foi lutar contra o gigante, tentaram colocar nele a armadura, os acessórios para luta, porem ele não se moveu. Ele tinha relacionamento com Deus, havia vencido o leão, o urso, não tinha como dar errado, a intimidade com Deus, fazia com ele tivesse em seu coração a certeza da vitória. Ele parte para lutar contra o gigante, com as armas de Deus, tendo em suas mãos apenas uma pedra, a qual foi lançada com alforge na testa de um homem de mais de tres metros de altura. Vindo este a cair por terra. Glória a Deus.
Samuel entra na casa de Jessé para ungir o novo rei, Jessé fez passar todos os seus filhos, por um momento Samuel achou que fosse o primeiro, mas Deus falou para que ele não olhasse o exterior, a aparência, pois o mais importante era o coração. Samuel perguntou a Jessé não tem mais ninguém? ele falou: tem Davi, esta no campo, pastoreando. 
O olhar humano é extremante enganoso, as aparências enganam. É um engando muito grande julgarmos as pessoas pela aparência. Davi aos olhos de muitas pessoas, não tinha o perfil desejável para ser o rei. Basta lembrarmos que Saul foi escolhido, por que se destacava entre os homens, era alto, e belo. Este perfil agrava aos homens. Deus não faz acepção de pessoas, aleluia.
Certa vez o grande Teólogo Juan Stam foi convidado para dar um palestra no seminário em que eu estudava. Lembro neste dia, que todos estávamos aguardando bem vestidos, de terno e gravata. Inclusive estávamos no corredor, esperando primeiramente o mestre entrar. O tempo passando e nada do mestre Juan Stam chegar. Enquanto isto um senhor de idade, de calça jeans e camisa quadriculada, era impedido de entrar no seminário por um colega. Vendo a cena, um dos professores que o conhecia logo falou: "deixe-o entrar, é o Juan Stam. As aparências enganam . 
Muitas vezes estamos preocupados com a aparência, com o exterior, e esquecemos que Deus olha é a motivação dos nossos corações, a verdadeira beleza que flui do interior.
Davi era um homem segundo o coração de Deus, por ter relacionamento por toda vida com o Senhor, diferentemente de Saul que teve relacionamento por um momento.
A grande pergunta é : Você quer ser como Davi ou como Saul? valorize o relacionamento que você tem com Deus, queira tê-lo por toda vida, não apenas por um pouco de tempo. 

Participe dos nossos cultos, Deus tem realizado grandes milagres!