sexta-feira, 24 de maio de 2013


A IMPORTÂNCIA DO PERDÃO - MATEUS 18


Hoje eu entendo a importância do perdão. Jesus cita uma parábola: " O reino dos céus é semelhante a um rei que iria acertar as contas com seus empregados. Logo no começo trouxeram um que lhe devia milhões de moedas de prata. Este não tinha como pagar. Então o rei mandou que fossem vendidos todos os seus bens,sua esposa e filhos. Mas o empregado, ajoelhou aos pés do rei, suplicando por paciência, pois ele iria pagar. Compadecido, o rei resolve perdoar sua dívida. Este foi embora, e encontrou um de seus companheiros que lhe devia cem moedas de prata, o agarrou pelo pescoço, sacudindo dizendo: pague-me. O companheiro, ajoelhou e pediu paciência, falando: " irei te pagar." Não concordando, jogou-o na prisão, até que pagasse a dívida. Quando os outros funcionários viram o ocorrido, correram para contar para o rei, ao que mandou lhe chamar e falou: "empregado miserável, eu te perdoei, não deveria você ter pena do seu companheiro, como eu tive de você!" O rei ficou com muita raiva, e mandou o funcionário para prisão, afim de ser castigado, até que pagasse toda dívida. Mateus 18:23-35

Jesus está falando sobre a importância do perdão. Por isto ele cita esta parábola.
Não tem como tomar posse do reino dos céus, se eu guardo em meu coração: mágoas, ressentimentos. Aliás a oração modelo que Jesus nos ensinou nos fala: "E perdoa -nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoados os nossos devedores." Mateus 6:12.

Precisamos perdoar, caso contrário não somos dignos do reino dos céus. Nada adianta estar na igreja, pagar os impostos, estar a frente do ministério da igreja. Se não consigo colocar em pratica o texto acima, simplesmente, estou abrindo mão do reino dos céus, afinal de contas o contexto acima é sobre salvação.

"Pedro chegou a Jesus falou: " Senhor até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?" Mateus 18:22 Pedro sabia da necessidade de perdoar seu irmão, mas tinha esperança que houvesse um limite para este perdão. Quantos cristãos estão vivendo como se existisse este limite? da mesma forma que é ilimitado a clemencia divina, o perdão deve ser ilimitado. A resposta de Pedro, foi de 490 vezes. Jesus não estava dizendo que se o o numero atingisse 491, o homem deveria se vingar. Ele estava mostrando que não existe limite para o perdão.

Deus concedeu aos seus servos fiéis, o Espirito Santo de Deus. Sabe o que isto significa? que se torna impossível perdoar verdadeiramente, com as próprias forças, sem ajuda de Deus, através do Espirito Santo. Pois nossa luta não é contra as pessoas, contra a carne ou sangue, é espiritual. Gálatas 5:16

Observe Logo apos ser perdoado pelo rei, o servo vai embora, e não perdoa  seu companheiro, que estava lhe devendo cem moedas de prata. Qual a consequência? por não ter perdoar seu companheiro? ele foi lançado na prisão. 

Não perdoar, é viver na prisão, e fechar as portas para as bênçãos de Deus, é abrir mão do reino dos céus.

Nós conhecemos a palavra de Deus, temos a oportunidade todos os dias de pedirmos perdão, seja para nossos irmãos da igreja, irmãos de sangue, vizinhos, funcionários, e etc.

Hoje estamos vivos, amanhã, não temos certeza. Desta forma, aproveito este texto, para pedir perdão a todas as pessoas que magoei, e dizer que não guardo em meu coração: ressentimento, mágoas. Entendo que não liberar perdão, significa não aceitar as coisas que Cristo falou, o que torna impossível ser, e ter o que a Biblia diz aos seus filhos.

Aproveito este texto para abrir meu coração, e pedi perdão aos meus irmãos de sangue, caso tenha falado ou feito algo que tenha ferido os seus corações. Estou livre em Cristo Jesus, para herdar o reino dos céus. E você?


Pastor Daniel Parrela
Pastor Auxiliar da Comunidade Batista Nova Floresta
Ministério Pastor Kallil