segunda-feira, 14 de outubro de 2013

13/10/2013 - Quando a nossa fé é provada e aprovada

Preletor: Pastor Daniel Parrela

Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;

Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor,e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; I Pedro 1:07

Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;
1 Pedro 1:7
Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;
1 Pedro 1:7

Não é pela quantidade de aleluia que você fala, ou se você falar em linguas estranhas, ou quem sabe espiritualiza todas as coisas. Nossa fé é provada quando:

1- Quando estamos sozinhos.

É importante estarmos atentos, orando e vigiando, pois o inimigo das nossas almas, satanás, anda ao nosso derredor, buscando a quem tragar. Muitos falam: " ninguém está me vendo, vou fazer, aqui estou distante de todos." Na palavra nos fala em Pv 15:8 " Os olhos de Deus contemplam os bons e maus", em Lucas 12:02 "Nada está em oculto que Deus não possa ver". Deus está nos vendo o tempo todo.
Em Josué cap 7, nos fala que Deus deu a  ordem para o povo de Israel destruir certa cidade, porem o povo não deveria tocar em nada, nada deveria ser trazido. Um homem chamado Acã, pegou : prata, ouro e uma capa babilônica, como consequência, Israel perdeu a batalha. Josué precisou passar todas as famílias, até descobrir quem havia pegado os despojos. Acã estava sozinho.
Em Samuel cap 11, nos fala que era comum, os reis irem para guerra. Davi, resolveu ficar sozinho. Neste dia ele ficou vagueando no pátio do palácio, e acabou vendo uma mulher tomando banho. Ele manda traze-la, adultera, manda matar seu esposo, rejeita a criança. Um abismo, chama outro abismo, veja ele estava sozinho, e não vigiou.
Onde Jesus estava quando foi tentado? no deserto. O diabo tentou Jesus quando ele estava sozinho no deserto, Jesus o venceu com a palavra de Deus.
José esteve sozinho no Egito, distante de sua família, porem a presença de Deus estava com ele o tempo todo. Na casa de Potifar, Deus o colocou sobre todas as coisas, de modo que Potifar sabia somente do pão que comia. Um dia a mulher de Potifar o cantou, José respondeu: " Deus me colocou sobre todas as coisas, porem não me colocou sobre você, não posso pecar contra Deus"

Quando a nossa fé é provada?

2- Quando doamos. 

O cristão não é conhecido pelo que recebe, mas pelo que doa. Amor, perdão, misericórdia, dinheiro. Em João 15:08, nos fala que Deus é glorificado, quando damos frutos, ou seja produzimos frutos para ajudar as pessoas. Precisamos amar. Pastor eu amo minha esposa, minha noiva, meus filhos. Bacana, só falta você amar os seus inimigos, pois amar os seus amigos é muito fácil. Em Mateus 5:44 Jesus fala que temos que amar nossos inimigos. Em Romanos 13:08, nos fala que a ninguém fiquei devedor, somente do amor. Jesus falou que o segundo mandamento é: " amarás o seu próximo com a si mesmo". Precisamos doar amor, perdão, misericórdia. Jesus nos falou: " perdoardes  para ser perdoado, se não perdoardes, eu também não vos perdoarei".
Davi doou da sua despesa pessoal, 8 bilhões. Falou em Salmos 27:04 " Meu desejo é morar na tua casa, contemplar a tua glória".

Quando nossa fé é provada

3-  Quando tudo vai bem. 

Quando vai tudo vai mal, até o ímpio se converte, até o ateu, olha para o alto, e pede ajuda.
Enquanto está tudo bem, a irmã fala: "pastor não consigo jejuar duas horas, fico tonta, passo mal. Mas na hora do aperto, o camarada jejua é três dias direto.
Em Jo, no capitulo 1:1 ao versículo 5, vemos o Jo, um homem sincero, reto, integro, desviando do mal, o camarada mais rico do oriente médio, com 7000 ovelhas, 3000 camelos, 500 jumentos. 500 juntas de bois, podemos dizer que ele era a Itapemirim da época, pois o transporte era realizado por camelos. Veja, este homem sacrificava a Deus constantemente.
Daniel era um dos presidente, iria ser nomeado a qualquer momento como primeiro ministro, ou seja somente o Imperador estaria a sua frente. Ele estava a frente de quarenta províncias, e ainda orava três vezes por dia. Ele estava buscando a Deus, constantemente.
O povo de Israel, tinha tudo. Deus dava pão, carne, água, porem nada estava bom, viviam murmurando, reclamando. Era um povo desobediente, idolatra, precisavam ser tratados o tempo todo. Quando passavam aperto, buscavam a Deus, mas quando tudo ia bem, logo se desviavam da presença do Senhor, vindo as consequências. Veja Moisés feriu a rocha, Miriam falou mal do seu irmão, Arão construiu o bezerro de ouro, consequência do pecado: além dos tres, os que tinham mais de vinte anos, não entraram na terra prometida.
O reino de Deus, é a lei da semeadura. O que você plantar, você irá colher. É como o homem que saiu a semear, e a noite não sabia como havia frutificado. Marcos cap 6
Nos dias de hoje, o camarada tem uma microempresa, e fala: " pastor não tenho tempo para nada, não consigo estar nos cultos, minha vida é corrida". Quando vem o aperto, ele vive dentro da igreja, faz jejum tres meses direto.

Quando a nossa fé é provada?

4-Quando damos testemunho.

A vida de Paulo, era uma vida de testemunho. Ele falou: " o que vistes, aprendestes, fazei. Filipenses cap 4
 Em Atos capitulo 19, nos fala que os filhos dos sacerdotes queriam expulsar os demônios de um homem, porem a capetada falou:" conheço Jesus, sabemos quem é Paulo, e vocês quem são?" a moçada apanhou, e muito, sabe porque? não davam testemunho.
Quando damos testemunho, você não precisa ser conhecido no meio Evangélico, ter cargos de destaque, porem por dar testemunhos, o diabo te conhece e não lhe toca, porque a presença de Deus é forte em sua vida.

A nossa fé é provada e aprovada, quando andamos na presença de Deus, independente da situação em que estivermos vivendo.