sábado, 22 de fevereiro de 2014

AVISOS








Estudos Biblicos / cursos / Eventos

TODA QUARTA FEIRA AS 20 HORAS - Uma quarta sim outra não
PR KALLIL

INSCRIÇÕES ABERTAS :

INSTITUTO CRISTÃO DE ENSINO PSCICOTEOLOGIA

QUARTA FEIRA AS 19:30

PR Augusto Catabriga


FESTAS DAS NAÇÕES

DIA 29/10/2016  AS 19 HORAS

LOCAL:  EM BREVE MAIORES INFORMAÇÕES.







ENCONTRO DE CASAIS DA COMUNIDADE BATISTA NOVA FLORESTA
LOCAL: RESTAURANTE DA JOCELMA
RUA : PARU, EM FRENTE A UNIVERSIDADE UNIVERSO
DATA: 22/02/2014
AS 20 HORAS.

Tema: PERIGO DO CASAL  ANDAR SÓ

Preletor: Pastor Daniel Parrela

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.”  (Eclesiastes 4.9-12).

Depois de concluir as etapas da criação, Deus fala: “ tudo é bom”. Gn 1:10,18;
Em seguida ele fala: “ Não é bom que o homem esteja só; Gn 2:15
As escrituras nos mostra que o homem não deve andar sozinho, viver isolado.
  Salomão instruído divinamente  por Deus  nos mostra que o homem, a mulher devem estar juntos, para unir, fortalecer, compartilhar, somar, multiplicar.

Mas qual o perigo de estarmos sozinhos, isolados?
Não somos deste mundo, a nossa luta é espiritual, ou seja o inimigo tem se levantado contra o homem, a mulher de Deus, com o intuito de destrui-lo.
Salomoão nos fala da importância de estar juntos, como companheiro, amigos, irmãos em cristo, e principalmente com nosso conjugue
Segundo o IBGE, em cada cem casamentos, trinta e quatro chegam a separação, a maioria dos casos por causa :
Da imaturidade emocional:
Muitos casais se casam com traumas, bloqueios, rejeições ou problemas que surgem ao longo dos anos de casados.  A imaturidade emocional faz com que muitos continuem agindo como crianças, sem saber como resolver os problemas, acabam tomando medidas precipitadas. I Co 13:11 nos fala: “ Quando eu era menino, agia como menino, falava como menino, sentia como menino, mas logo que cheguei a ser homem, deixei as coisas de menino.
Falta de dialogo
O cérebro do homem é diferente do cérebro da mulher.
 A mulher consegue conversar vários assuntos, ao mesmo tempo.   Ela consegue :conversar no telefone, com menino no colo, fazer  almoço, ver televisão, tudo ao mesmo tempo. Homem faz um coisa de cada vez, e ainda sim coloca o leite para ferver, olha para o lado e o leite derrama.
Já o homem tem  um cérebro com varias caixinhas, dentro destas  vários assuntos. A mulher conversando com o homem, sobre finanças, ele precisa abrir a gavetinha da finanças, em seguida ela começa falando sobre filhos, ele precisa fechar a gaveta da finanças e abrir a gaveta dos filhos, e a mulher continua entrando com vários assuntos, até que ela pergunta sobre a  sogra,  então  ele fala: onde coloquei a gaveta da sogra? Homem é diferente da mulher. Nós homens temos uma caixa grande, e a conhecida caixa do nada. A mulher pergunta : homem que você tá fazendo? Ele responde: nada. Ele entra na caixa do nada, fica pensando, imaginando, se desliga de tudo. Vai pescar, e fica olhando parado, pensando no nada.
Homem e mulher dois universos diferentes.
Deus vendo que o homem estava só, decide ajuda-lo, retira  uma de suas costelas, e  traz a vida  a ajudadora, aulixiadora, companheira.
É interessante frisarmos que o homem e a mulher se completam, ambos precisar andar juntos, estarem juntos, realizarem juntos, para que haja resultado.
Falta de perdão
Ao longo dos anos, surgiram feridas que precisam ser tratadas. Por não saber como fazer, por estarem andando sozinhos, casais tem  buscado conselhos errados, como consequência : aumentam o numero de divórcios, traições, rejeições.
O inimigo detesta o casamento, por isto tem se levantado contra muitos casais, basta dar legalidade, brecha, basta andar sozinhos.
Quando Salomão escreve Eclesiastes 4:09-12 , divinamente inspirado por Deus, ele fala da importância de estarmos juntos, sermos parceiros, somarmos e principalmente buscarmos a sinergia, o resultado. Este texto pode ser aplicado na família, na empresa, com amigos e principalmente no matrimonio.
Relacionamento precisa haver sinergia, resultado. Um casal onde o homem ganha 4000,00 e a mulher 4000,00 , somando 8000,00,   ambos falam: da a minha parte, é diferente do casal que soma 8000, e no final ambos fazem 12000, mostrando sinergia, uma só carne.
Salomão esta nos mostrando em Eclesiastes 4:09-12 a vantagem de andarmos juntos, acompanhados, e o primeiro ponto que podemos destacar é:
1_ Parceria
Tem melhor paga do seu trabalho;
A palavra paga do seu trabalho no hebraico significa: soldo, pagamento, salário. Mas significa também: recompensa.
Ambos estão trabalhando, lado a lado, e usufruindo do resultado, das conquistas. O homem sendo cabeça, ouvindo os conselhos da esposa, juntos multiplicando, ao invés de apenas somar.
2- suporte
As escrituras nos afirmam que se cair um , o outro ajuda a levantar. A motivação correta é oferecer o suporte, sem esperar, afinal é melhor dar do que oferecer. I Co 7:33 Paulo nos fala que o marido deve buscar agradar sua esposa, e vice versa.
3- Cuidado
Se os dois dormirem juntos se aquentaram. Lembro dos conselhos dos antigos, caso ocorra uma briga, não saia da cama, para dormir no sofá, não ceda o território para o inimigo. Efesios 4:26-27
4- Proteção
Caso alguém queira prevalecer, o cordão de três dobras não se quebra facilmente . Devemos estar revestidos com a armadura de Deus, pois nossa luta é espiritual. Efesios 6:10

Alguns conselhos para as esposas:
1_ Ser econômica = Pv 14:01
2- Sempre ser zelosa PV 31:27
3 Na ausência do marido, não assumir compromisso PV 31:11
Alguns conselhos para os homens

1-  Não envolver problemas de trabalho para não magoar a esposa.  Pv 11:29
2-  Não relembrar coisas do passado- IS 43:18
3-  Sempre dialogar com a esposa e filhos PV 4:1-4